1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Seguro Veicular: 6 dicas e cuidados sobre como contratar!

Entre os diversos fatores com os quais você precisa se preocupar quando compra o automóvel, a contratação do
seguro veicular é uma das principais. Afinal, no Brasil, um carro é roubado por minuto, dado alarmante que, entre outros fatores, torna o seguro um serviço necessário para rodar pelas ruas e estradas com tranquilidade.
Se você quer saber tudo sobre como contratar seguro veicular, separamos uma lista com todos os itens importantes que devem ser levados em conta na hora de tomar essa importante decisão.

seguro veicular

Inclusive, para contratar o seguro veicular, conte com a Minuto Seguros, a maior corretora de seguro auto Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais do país. Dessa forma, garantimos uma proposta que seja adequada ao seu perfil e esteja de acordo com as suas necessidades.

Para fazer uma cotação, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, confira as nossas dicas para contratar o seguro veicular.  

Dicas para contratar seguro veicular

Verifique se o carro é muito visado

seguro veicular

Antes mesmo de comprar o seu carro, é muito importante verificar se ele é alvo constante de roubo e furto. Além de ter maiores chances de ter o seu automóvel subtraído, essa informação é levada em consideração na hora da precificação do seguro veicular. São diversos os itens que influenciam no preço do seguro, e carros que são mais visados por criminosos apresentam maiores riscos de sinistro. Portanto, este é um fator que eleva o prêmio e provavelmente fará você gastar mais na hora de fechar negócio.

Escolha bem as suas coberturas

Este é um dos itens mais importantes para a contratação do seguro veicular. Afinal, são as coberturas que vão determinar quais serão os riscos de que você e seu veículo estarão protegidos. As que geralmente estão incluídas no pacote básico oferecido pelas seguradoras são a de roubo e furto, batidas e colisões, danos da natureza e incêndio e assistência 24 horas.

Contudo, vale a pena adicionar outras coberturas na apólice para aumentar a sua proteção. Seguro para terceiros, por exemplo, pode ser importantíssimo caso você seja o causador de um acidente com outro veículo, pois evita que tenha que gastar com o conserto do automóvel da pessoa. Danos contra vidros também é uma cobertura que pode ajudá-lo a economizar muito no futuro, assim como incluir carro reserva na sua apólice será prudente.

O que pode parecer uma economia hoje, deixando de incluir coberturas importantes para diminuir o valor do seguro veicular, pode representar grandes prejuízos no futuro.  

Passe todas as informações corretas na hora da contratação do seguro veicular

Para fazer a contratação do seguro veicular, é necessário passar uma série de informações para que a seguradora calcule o preço final do seguro. Entre os diversos dados a serem passados estão quem será o condutor principal, se mais alguém vai dirigir o veículo com constância, onde o automóvel permanece estacionado, entre outros itens. Todos eles são importantes para a aceitação ou não do seguro por parte da seguradora, além de influenciarem diretamente no valor final da apólice.

É essencial passar todas as informações corretas, mesmo que eventualmente elas levem a um preço mais alto do seguro veicular. Se houver dados informados que não sejam verdadeiros, a seguradora pode até não realizar o pagamento de indenização, por exemplo, em casos de sinistro.

Caso precise alterar alguma informação, como o modelo do veículo ou mudança de endereço, não deixe de informar à seguradora.

Calcule se vale mais a pena aumentar o valor do prêmio ou a franquia

Outro fator importante a se analisar na hora de contratar o seguro veicular diz respeito ao que você vai gastar. Para entender melhor, o prêmio é o valor total que o segurado pagará pelo seguro. Já a franquia é um valor estipulado em contrato que é usado para cobrir parte do preço do conserto quando o seu carro sofre perda parcial.

O tipo de franquia que você escolher impactará diretamente no valor do prêmio do seguro. Quanto maior o valor da sua franquia, menor será o valor do prêmio. Portanto, é preciso saber o que mais valerá a pena pra você. Por exemplo, se você adota a direção defensiva, é calmo e atento no trânsito, suas chances de se envolver em um acidente são menores. Dessa forma, o mais indicado seria aumentar sua franquia para pagar menos no prêmio.

Porém, se o seu estilo de direção é mais agressivo ou se você tiver um histórico de ocorrência de sinistros, talvez a melhor opção seja escolher uma franquia menor e pagar mais no prêmio do seguro, pois as chances de acionar seu seguro para levar o veículo ao conserto, após uma batida, são maiores.

Conte com uma corretora que lhe dê suporte

Para contratar o seguro veicular, é essencial contar com uma corretora que faça mais do que apenas vender o produto. É preciso que ela compreenda as suas necessidades para buscar exatamente que você precisa. Além disso, é necessário ter uma corretora que seja transparente ao seu lado. Ela precisa esclarecer todas as dúvidas e explicar exatamente como funciona e o que está incluído no seguro contratado.

Inclusive, a Minuto Seguros está à disposição para atender e entender todas as suas necessidades. Fornecemos suporte também após a contratação do seguro veicular, por meio da nossa equipe de pós-vendas.

Faça a cotação de seguro veicular em diversas seguradoras

Antes de contratar o seu seguro veicular, também é importante ter diferentes opções de seguradora em vista. Dessa forma, você pode avaliar diferentes propostas mais pertinentes ao seu perfil e mais condizentes às suas necessidades. Além disso, ainda consegue uma variedade de preços do seguro. Isso lhe dará mais tranquilidade e conforto para realizar a sua escolha sem arrependimentos. A Minuto Seguros, por exemplo, faz a cotação com mais de 10 seguradoras, que estão entre as principais empresas do mercado.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Ficou com alguma dúvida sobre nossas dicas para contratar um seguro veicular? Mande pra gente por meio dos comentários!

3.2 / 15 votos

Comentários

  1. Os carros da Chevrolet que usam o On Star não poderiam ter redução no premio de seguro por ser este aplicativo um tipo de rastreador ?

    1. João, esse é um fator que pode impactar no preço do seguro dos carros da Chevrolet, mas não é a única a ser levada em consideração.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *