1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas
  6. »
  7. Listas

6 Dicas de como proteger o carro de furtos e roubos

Casos de roubo e furto de automóveis tiveram aumento no Brasil apesar da quarentena. Mesmo com o menor movimento nas vias e ruas devido à pandemia, a criminalidade não foi reduzida, o que faz com que muitos busquem ainda mais formas de como proteger o carro de possíveis situações como essas.

como proteger o carro

Segundo o Grupo Tracker, empresa de rastreamento e localização de veículos situada no Brasil, o ano de 2020 foi marcado por roubos e furtos. Nas duas últimas semanas de março do mesmo ano, por exemplo, as ocorrências desse tipo em relação a carros, picapes e SUVs sofreram 14,5% de aumento.

Por isso, buscar meios de como proteger o automóvel torna-se fundamental, tanto na quarentena quanto fora dela. Mas, você sabe como fazer para tornar seu veículo mais seguro? Continue acompanhando este texto para descobrir!

Como proteger o carro? 

Temer por perder seu transporte próprio é algo bastante comum entre os condutores. Afinal, obter e manter um veículo funcionando é algo que exige gastos, sem mencionar também o valor sentimental e funcional do bem. Nesse sentido, entender como proteger o carro torna-se uma questão prioritária.

Mas não se preocupe. Selecionamos 6 dicas necessárias para você se sentir mais seguro ao dirigir, confira:

Estacione em um lugar seguro

Sabemos que nos grandes centros uma tarefa difícil é encontrar lugar para estacionar. Com isso, muitas vezes, pode ser que você se sinta na obrigação de deixar o veículo em lugares mais distantes ou até mesmo em ruas desertas. No entanto, a primeira dica para aprender como proteger o carro é escolher melhor o local de estacionamento.

Sempre dê preferência para estacionar em locais fechados e com cobertura. Mas se você vai precisar deixar na rua, escolha uma vaga que tenha iluminação o suficiente e que seja em frente a prédios e edifícios com maior circulação de pessoas. Esses lugares normalmente possuem câmeras, porteiros e seguranças, reduzindo os riscos de um roubo do seu veículo.

E não deixe de considerar também os horários de permanência do carro nesse local. Caso precise deixá-lo estacionado por muito tempo, por exemplo, faça perguntas como: “Se está mais movimentado agora, como estará em outro turno, como o da noite?” 

Confira se trancou o carro 

Essa dica pode parecer meio óbvia, mas sabemos que, no dia a dia corrido, algo bastante comum é não verificar se o carro foi trancado.. Isso é um grande erro, dado que o veículo se torna completamente vulnerável a qualquer ação de furto.

Então, sempre verifique se o automóvel está trancado e se os vidros estão fechados. Isso é um hábito que precisa ser criado.

Instale um rastreador 

O investimento em um rastreador de veículos pode gerar dúvidas quanto ao fato de valer mesmo a pena, então ressaltamos: vale muito. Isso porque se trata de uma ótima opção quando o assunto é como proteger o carro e a vantagem está justamente em poder localizar seu veículo caso você seja vítima de crimes.

Esse tipo de equipamento informa, em tempo real, a localização exata do automóvel, sem contar que pode fazer com que o criminoso repense o roubo ao perceber o rastreador.

Não deixe seus pertences dentro do carro

Embora saibamos que uma das grandes vantagens do carro é justamente a de poder armazenar itens, por uma questão de segurança, o melhor é evitar deixar pertences dentro dele, principalmente se forem valiosos. Se até mesmo documentos podem ser estímulos para roubos e furtos, objetos de valor sem dúvida atraem criminosos.

Não fique dentro do carro enquanto espera alguém

Mais uma vez, vamos bater em uma questão bastante importante do veículo, que é a possibilidade de maior conforto em diversas situações, como quando você estiver esperando alguém. Entretanto, outra dica de como proteger o carro é justamente evitar isso.

É comum esperarmos dentro do veículo. Mas, infelizmente, nos tornamos vulneráveis e alvos fáceis nesse momento, podendo chamar mais a atenção de pessoas mal-intencionadas. Portanto, evite ao máximo.

Instale um sistema de alarme

Investir em itens de segurança é fundamental para todos que querem saber como proteger o carro. Afinal, contar com equipamentos tecnológicos capazes de fazer o que não podemos é uma grande vantagem em momentos que corremos riscos como esses. 

Por isso, uma dica necessária é apostar em um bom sistema de alarme para seu veículo. Certos tipos de sistemas conseguem chamar a atenção de todos que estiverem presentes ao redor, ao alarmarem. Além disso, há modelos capazes de cortar a ignição do motor do automóvel ao serem violados, o que pode impedir a criminalidade.

Outros equipamentos muito úteis são travas e vidros elétricos, que, além de serem muito práticos no dia a dia, reduzem o tempo do motorista dentro do carro antes de sair. Isso pode ser benéfico caso tenha alguém à espreita, por exemplo.

O Seguro Auto cobre furtos e roubos? 

Por fim, se você busca como proteger o carro sem dúvida já conhece a possibilidade de investir em um Seguro Auto. Mas, o que ele cobre? Será que furtos e roubos de veículo são cobertos também? 

Esses questionamentos são muito comuns, pois existe uma gama grande de possibilidades disponíveis em cada plano, que também apresentam muitas variedades.

Nesse sentido, a principal dica é tirar todas as dúvidas sobre os serviços e coberturas que a sua apólice cobrirá antes de assinar o contrato. Afinal, você precisa saber exatamente como estará seguro e os planos podem variar de seguradora para seguradora. 

Dito isto, saiba que, ao contratar um seguro compreensivo, um dos tipos mais comuns, há certas coberturas que estão inclusas. Essas proteções básicas são aquelas que estão relacionadas ao veículo como um todo, então tudo que for prejudicial ao funcionamento do carro estará coberto.

Entre as principais coberturas básicas mais comuns podemos citar:

  • Roubo, furto parcial ou total do veículo;
  • colisão, abalroamento, capotagem ou derrapagem; 
  • acidente com o veículo ao transportar por qualquer meio comum e apropriado; 
  • danos de terceiros, se em ato isolado, esporádico e involuntário; 
  • queda de qualquer item externo em cima do automóvel, como pedras, vasos, etc; 
  • prejuízos causados por alagamento, enchente ou inundações, inclusive nos casos de veículos guardados em subsolo, desde que não haja o forçamento de passagem em locais alagados; 
  • ressaca, vendaval, granizo, furacão, terremoto e raios; 
  • incêndio ou explosão.

Portanto, como vimos, essas ações criminosas são resguardadas pelo Seguro Auto compreensivo e também por modalidades exclusivas para esse fim, como o seguro contra furto e roubo, que cobre especificamente casos dessa natureza. 

Mas existem também diversas outras situações que podem ser cobertas com outros tipos de planos, como casos de incêndio e danos a acessórios que não são do kit original do veículo. É possível contratar adicionais e incrementar a proteção do seu carro.

Inclusive, sabia que a Minuto Seguros oferece um simulador online e gratuito para você fazer quantas cotações precisar até encontrar o melhor plano para a sua necessidade? 

Se você quer investir em formas de como proteger o carro de roubos e furtos, por exemplo, pode usar as nossas dicas e ainda contratar um Seguro Auto de acordo com esse objetivo. Nada como andar por aí sem muitas preocupações, certo? 

 Faça uma cotação grátis e veja os benefícios!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *