1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Coberturas adicionais no Seguro Auto: 7 dicas para incluir na sua apólice

Não é novidade para ninguém que o seguro é uma contratação importantíssima para quem tem um carro na garagem. Mas também é necessário ressaltar que as escolhas de coberturas adicionais no seguro auto são fundamentais para que o produto seja o mais adequado possível às suas necessidades.

coberturas adicionais no seguro auto

 

A contratação de um seguro auto, mesmo que na forma mais simples, como a cobertura compreensiva, que já inclui as principais proteções para o veículo, é extremamente indicada. Afinal, com esta cobertura contratada, o veículo fica protegido em casos como colisão, roubo e furto, incêndios e outros sinistros.

No entanto, com as opções de coberturas adicionais, ainda é possível deixar este produto personalizado de forma que atenda melhor às necessidade do proprietário do carro.

Como funcionam as coberturas adicionais do Seguro Auto?

As coberturas adicionais são opções que o cliente pode agregar ao seguro. Geralmente, as coberturas básicas, como no caso da compreensiva, citada acima, preveem colisão, derrapagem ou capotagem, incêndio, danos causados pela natureza, roubo e furto, entre outros. Porém, coberturas como proteção contra pedras e quedas de objetos externos ou vidros não são previstas e podem ser adicionadas.

O segurado que opte por tê-las paga um valor a mais por cada uma delas. O ideal é ter quantas for possível, pois isso traz maior tranquilidade em geral. No entanto, em função de cada um ter uma condição, às vezes há quem opte por menos coberturas e preço mais em conta. Por isso, uma boa opção pode ser o Seguro Auto Popular

Os danos a terceiros fazem parte da contratação de uma cobertura adicional, a de responsabilidade civil, como citaremos adiante. Existe um tipo de cobertura “geral”, chamada cobertura de casco, que engloba vários tipos de proteção como roubo e furto, colisão, cobertura de terceiros e danos de natureza incêndio.


Danos ao motor, por exemplo, é uma situação que depende de análise, para ver se é passível de cobertura ou não. Por isso, o segurado sempre deve estar bem informado sobre quais coberturas fazem parte de fato de sua apólice, para não esperar algo que não terá assistência ou não deixar de adquirir aquela que considera essencial para si.

Escolha de coberturas adicionais no seguro auto

Como dissemos anteriormente, é completamente possível e recomendado fazer a personalização com as coberturas adicionais no seguro auto para que este produto atenda da melhor maneira às necessidades do proprietário.

Afinal, cada motorista cuida do seu automóvel e o utiliza de formas diferentes, precisando contar com proteções específicas de acordo com suas atividades.

Para isso, é essencial contar com uma corretora que ofereça um atendimento de qualidade e transparente para ajudá-lo a encontrar o plano ideal no seguro auto. A Minuto Seguros, maior corretora online do país, trabalha com mais de 10 seguradoras do mercado para oferecer a proposta mais adequada aos clientes.

Portanto, faça uma cotação com a Minuto! Basta preencher nosso formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 773 3000 e falar diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora que você já está ciente da importância em ter uma corretora para ajudar na escolha das coberturas adicionais no seguro auto, vamos mostrar a seguir quais são algumas das principais que você poderá solicitar no momento de cotar o seu seguro.

7 coberturas adicionais no seguro auto para incluir na apólice

  1. 1. Responsabilidade Civil (RCV)

coberturas adicionais no seguro auto - 1. Responsabilidade civil, conhecida como RCV

Em primeiro lugar das coberturas adicionais no seguro auto, podemos mencionar a Responsabilidade Civil. Muito conhecida também como “Cobertura de Terceiros”, algumas vezes ela pode passar despercebida pelo dono do carro no momento de cotar.

Ao contratar um seguro auto e incluir a cobertura de Responsabilidade Civil, o segurado estará protegido contra danos que possa causar a terceiros. Portanto, caso o motorista seja o culpado por um acidente que resultou em vítimas ou prejuízos materiais, a sua seguradora ficará responsável por arcar com estes custos. 

Entretanto, é essencial esclarecer que existe um limite de orçamento envolvido. Portanto, se o segurado causar um acidente e danificar um carro importado, por exemplo, e os custos de reparo forem superiores ao limite de indenização já previsto na apólice, o restante do valor deverá ser pago pelo próprio segurado.

  1. 2. Acessório, itens adicionais ou partes específicas do veículo

coberturas adicionais no seguro auto - 2. Acessório, itens adicionais ou partes específicas do veículo

Entre as coberturas adicionais no seguro auto, também existe aquela dedicada especialmente às modificações comuns nos veículos do Brasil. Portanto, se o proprietário fez alterações importantes no carro, como instalação de kit gás, equipamento de som, blindagem etc, é necessário atentar-se a esta cobertura.

Até porque, no momento de fazer uma indenização por perda total, por exemplo, as seguradoras baseiam-se no valor FIPE. E, obviamente, na tabela, o valor mostrado não inclui possíveis alterações como aquelas que já mencionamos.

Agora, se o proprietário tiver incluído a proteção de Gastos Extraordinários para os equipamentos que, naturalmente, não vieram com seu automóvel, a seguradora deverá arcar também com o custo desses acessórios ao fazer a indenização pelo sinistro.

Vale lembrar quem, no momento de fechar esta cobertura adicional no seguro, o proprietário deve mencionar todos os itens que deseja incluir para a proteção.

  1. 3. Carro reserva

coberturas adicionais no seguro auto - 3. Carro reserva

Esta cobertura é essencial para aqueles motoristas que utilizam seu veículo diariamente para seus afazeres. Afinal, quando há um sinistro no seguro, existe um processo que leva alguns dias até o segurado receber o valor da indenização ou conserto do carro.

Portanto, é recomendado que estes motoristas, para não ficarem no prejuízo por estarem sem o seu veículo, façam a contratação do Carro Reserva.

Esta cobertura, em geral, funciona da seguinte forma: ao iniciar o processo de sinistro, o segurado tem direito a um automóvel fornecido pela seguradora para seu uso diário de acordo com a quantidade de dias já contratada na apólice. Geralmente, os prazos para utilizar o carro reserva são 7, 10, ou 30 dias.

  1. 4. Seguro Carta Verde

coberturas adicionais no seguro auto - 4. Seguro Carta Verde

Embora o texto seja exclusivamente sobre coberturas adicionais no seguro auto, é super válido mencionar também o Seguro Carta Verde. Está cláusula na apólice talvez seja mais popular em seguros nos estados e cidades que fazem fronteira com outros países que estão inclusos no Mercosul.

O seguro auto tradicional proporciona as proteções por todo o território brasileiro, porém, caso o dono do veículo deseje cruzar a fronteira e andar com seu carro em outro país do Mercosul, como Uruguai, Paraguai e Argentina, a seguradora não deverá cobrir um possível sinistro.

No entanto, vale ressaltar que esta categoria oferece proteção somente aos terceiros que forem envolvidos acidentalmente. Ou seja, funciona quase que da mesma maneira que a Responsabilidade Civil, mencionada no primeiro exemplo de cobertura adicional. A diferença é que a Carta Verde proporciona a proteção em determinados países fora do Brasil. Alguns, inclusive, exigem essa contratação.

  1. 5. Extensão de cobertura para carro zero quilômetro

5. Extensão de cobertura para carro zero quilômetro

Ao cotar um seguro para veículo zero quilômetro, é comum que as companhias ofereçam a opção de Extensão de Cobertura. Com isso, é garantido ao dono do automóvel, em casos de sinistros com perda total, o ressarcimento integral do valor que ele pagou pelo carro ao tirá-lo da concessionária.

Entretanto, esta cláusula é válida para apenas 90 dias de cobertura. Mas, com cobertura adicional de extensão, este prazo dobra e o veículo estará protegido por até 180 dias após deixar a concessionária.

Para aqueles que ainda possuem dúvidas quanto a utilidade dessa cobertura, é importante ressaltar que, ao tirar um carro zero quilômetro da concessionária, este veículo já perderá, em média, 15% do valor pago quando novo.

  1. 6. Cobertura de Assistência 24 Horas 

Muitos não sabem, mas a assistência 24h faz parte das coberturas do seguro auto que são menos conhecidas e adicional. Sim, não é porque se tem um seguro que pode-se acioná-lo a qualquer momento se não estiver previsto em apólice a cobertura correta.

A menos que a seguradora coloque essa cobertura como bônus, o segurado terá que contratar para ter direito à ajuda a qualquer momento. Por isso é muito importante a informação clara.

Com a assistência 24h, contudo, ele tem à sua disposição serviços como guincho, chaveiro e até troca de pneu, dependendo da seguradora. Isso é excelente para momentos de imprevisto, viagens e mesmo no dia a dia na cidade, quando algo inesperado pode acontecer.

A pane elétrica é outro problema que inesperadamente pode acometer o motorista em seu veículo, o que faz com que a assistência 24h seja extremamente útil. Sem ela, ele terá que por conta própria acionar ajuda, o que dependendo do dia e horário pode ser bem complicado e até perigoso.

  1. 7. Cobertura de vidros 

coberturas adicionais no seguro auto - vidro

Essa cobertura adicional é muito interessante para quem vai contratar. Isso porque ela garante reparos ou trocas de vidro no caso de qualquer incidente envolvendo-os. Mesmo se o problema for apenas trinca, é possível acionar e solicitar uma substituição.

Os vidros são componentes essenciais no carro e estarem íntegros afeta inclusive a boa dirigibilidade, além da segurança.

Sem essa cobertura, porém, os vidros só serão reparados caso o veículo passe por perda total. Em caso de perda parcial, a cobertura só acontece se o prejuízo for maior que a franquia. Já com a cobertura de vidros não, você aciona a assistência independente de esse valor ser tão mais alto.

Na hora de contratar, é importante ficar atento também às cláusulas e verificar o que está coberto. As mais básicas incluem proteção contra danos ao vidro do para-brisa traseiro e dianteiro e os vidros do lado. As outras podem chegar a cobrir vidros dos faróis e retrovisores. Isso é bem útil em caso de imprevistos ou ações de terceiros.

Pronto, agora que você já sabe quais são as principais coberturas adicionais no seguro auto para incluir em sua apólice, que tal aproveitar para cotar o seu? 

Clique no botão abaixo ou, se preferir, ligue no 0800 773 3000 e fale com um dos consultores da Minuto Seguros para lhe auxiliar com a cotação.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *