1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Como comparar o preço do seguro do carro?

Comparar o preço do seguro do carro é uma tarefa muito importante para escolher a melhor opção para cada caso.

Para fazer isso, não basta analisar o valor propriamente dito, mas compreender uma série de fatores que envolvem essa decisão.

Hoje te daremos algumas dicas essenciais para que saiba como descobrir e comparar melhor os preços.

Confira só:

5 dicas para comparar o preço do seguro do carro

Para conseguir comparar o preço do seguro do carro, uma das primeiras coisas que se deve ter em mente é que as cotações realizadas devem ser igualitárias.

O que isso significa?

Significa que quando você faz várias cotações, precisa ver se as especificações delas são as mesmas. Muitas vezes, a diferença de preço pode surgir em função de coberturas diferentes. 

Por isso, fique atento às dicas abaixo:

Use sempre as mesmas coberturas e opções de franquia nas cotações

A precificação do seguro auto pode variar bastante dependendo das coberturas que você adiciona. 

Por exemplo: as coberturas mais básicas costumam ser roubo e incêndio, seguidas de danos causados por intempéries, como vendaval e até colisão (geralmente sendo a cobertura de terceiros a mais comum). 

Porém, é possível incluir cobertura contra danos em vidros e até batidas que cubram a indenização ao próprio carro segurado. Isso muda o preço do seguro do carro.

Quanto mais coberturas, maior o valor.

Então, na hora de cotar e comparar qual seguradora oferece o melhor custo-benefício, certifique-se de que as coberturas selecionadas em ambas sejam as mesmas.

Informe todos os itens de segurança presentes no seu veículo

Para que a seguradora avalie adequadamente a probabilidade de risco e dano, informe todos os itens de segurança que seu veículo tiver.

Eles incluem alarmes e blindagem.

Atente-se a tudo que está incluso nas coberturas

Assim como explicamos no primeiro tópico, é muito importante estar atento ao que o seguro não cobre. Isso para que você não seja pego desprevenido e despreparado em caso de algum incidente em que não possa contar com a seguradora.

Mas cabe lembrar que em todo caso é muito importante fornecer a ela as informações certas e praticar direção defensiva.

A seguradora, em geral, não irá cobrir sinistros que comprovadamente sejam de responsabilidade do segurado.

Escolha limites indenizatórios adequados

Na hora de escolher o seu seguro auto, converse com sua corretora e escolha os limites indenizatórios adequados.

Isso porque o seguro irá cobrir sinistros conforme o limite contratado de valor para cada cobertura da apólice. O segurado determina esse valor na contratação e os preços também podem variar conforme o escolhido.

Contudo, não deixe de escolher valores compatíveis com o socorro que pode necessitar em cada uma das situações.

Não se esqueça da franquia

Por último, um fator bastante relevante a que se deve atentar, além do preço do seguro do carro, é o valor cobrado para franquia em algumas ocorrências.

Seguros mais em conta podem ter franquias mais altas — e esse não é necessariamente um problema ou desvantagem. Mas basta que você esteja bem informado para escolher conscientemente e sempre se organizar melhor.

É bom lembrar que, em todo caso, até para prevenir sinistros, é bom observar a realização de manutenção preditiva com certa frequência. 

Assim, você detecta riscos e possíveis desgastes que possam comprometer a integridade de seu veículo.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO AUTO

É possível fazer cotação online grátis? 

Agora que você entendeu como funciona a comparação de preços, vale esclarecer mais uma dúvida que geralmente aparece nesse período de cotação. 

Afinal, dá para fazer a cotação online gratuitamente?

Sim. 

Com a praticidade da internet e do atendimento à distância, você pode cotar o preço do seguro do carro mesmo online. Para isso, basta escolher sua corretora de confiança e inserir as informações prévias para fazer uma simulação.

Na hora de fechar, contudo, esses dados serão confirmados. Porém, inicialmente informando detalhes como:

  • a marca do carro;
  • o ano de fabricação;
  • ano de modelo;
  • modelo;
  • versão.

 

Algumas informações extras podem ser solicitadas, voltadas a detalhes como se o veículo é blindado, tem alarme, é financiado, entre outros.

Outra informação bem importante — e que pode impactar o preço do seguro do carro — é também se ele é usado ou não como veículo para trabalho. Inserindo esses dados na página (e a placa), se desejar melhores ofertas, você tem uma análise aproximada de perfil e um valor estimado para o seu seguro, o que te ajuda a se planejar.

Ao escolher a Minuto Seguros, por exemplo, você consegue cotar em 16 diferentes seguradoras de forma prática e rápida. Basta preencher o formulário, conforme citado acima, e receber as propostas. 

Se desejar, é possível fechar a cotação do seguro de forma 100% online. Já se tiver dúvidas e quiser um apoio, contamos com um time de consultores especializados para lhe auxiliar em qualquer parte do processo. 

Inclusive após fechar a contratação, se for o caso. 

Ficou interessado? Comece a cotar agora! Basta clicar no botão abaixo ou, se preferir, ligar no 0800 773 3000 e falar com um de nossos consultores. 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile