1. Home
  2. »
  3. Viagem

Entenda direitos e reembolsos no cancelamento de viagem

Por motivos diversos, que podem variar de acordo com cada pessoa e situação, em algum momento uma viagem pode ter que ser cancelada. Não é tão incomum que ocorra cancelamento da viagem, por mais que se tenha planejado tudo com antecedência.

cancelamento viagem

Essa é uma situação que faz parte da rotina de viagens e é importante saber como agir para conhecer seus direitos nesse caso.

Porém, muitas vezes é justamente a existência de um seguro para cancelamento de viagem que pode te ajudar a resolver as coisas com mais tranquilidade.

Neste post preparamos uma explicação sobre esse tipo de acontecimento e os diferenciais desse produto na ocasião! Saiba mais a seguir:

Por que devo contratar o seguro inclusive para cancelamento de viagem mais tranquilo?

O seguro viagem é uma solução muito eficaz para várias situações imprevistas que podem ocorrer durante uma viagem. 

Algumas coberturas básicas, por exemplo, oferecem maior segurança em caso de necessidade de atendimento médico e acidentes, que causem até invalidez.

Em alguns casos, oferecem indenização, proporcional ao que foi contratado (conforme a apólice), em ocorrências como extravio de bagagem. Por aí dá para perceber o quanto é vantajoso e mais confortável viajar com uma boa cobertura. 

Há também seguros viagem contemplando a prática de esportes e necessidades específicas dos usuários.

Recentemente, entretanto, com a crise causada pela pandemia de coronavírus, muitas pessoas ficaram em dúvidas se os seguros são obrigados a cobrir ou não tratamentos relacionados. 

Salvo exceções assim, na maior parte das vezes, o segurado estará coberto totalmente no caso de ocorrências que necessitem de atendimento.

Contudo, além de tudo isso, um seguro assim pode auxiliar o cliente na hora do cancelamento da viagem

Contratá-lo é ter uma garantia de que, em caso de desistência, haverá reembolso de passagens e de gastos com reservas e eventuais excursões já programadas.

COTE SEGURO VIAGEM GRÁTIS

Como funciona o seguro para cancelamento de viagem?

Indo para o lado prático, o cancelamento de viagem geralmente é uma cobertura extra no seguro viagem. 

Ela deve estar contemplada na apólice, além das já comumente presentes ou escolhidas a critério do segurado.

Se essa previsão estiver contida no documento, o segurado pode acionar a cobertura antes mesmo de viajar e receber o reembolso.

Nesse valor de cancelamento de viagem estão inclusas taxas ou multas que a companhia aérea possa cobrar pela desistência e a hospedagem. Depois que o seguro é emitido, até passeios já comprados também são ressarcidos.

O cliente tem o menor prejuízo possível e maior tranquilidade para programar a próxima viagem, quando puder.

O seguro cobre quais motivos de cancelamento de viagem?

Existem basicamente dois critérios utilizados para cancelamento de viagem. São, em resumo, casos justificados e casos não justificáveis. No primeiro, a indenização costuma ser total.

Mas no segundo pode haver algumas ressalvas. Entre elas está também o prazo que as seguradoras pedem para a decisão do cliente quanto a cancelar.

Confira um pouco sobre cada um:

Casos justificáveis

Para cancelamento da viagem, vários motivos são aceites e justificáveis. Geralmente os casos mais extremos, como morte, doença grave ou acidente (do segurado ou de algum familiar) já estão previstos nas apólices.

Outros casos, como o de planos que preveem mais possibilidades, podem cobrir motivos mais particulares. É o exemplo de quem é incorporado a uma nova vaga de trabalho e não pode se deslocar.

Casos não justificáveis

No entanto, a opção Any Reason (como o nome prevê, qualquer razão) não pede justificativa para que o cliente faça essa escolha. Há, porém, algumas diferenças em relação ao ressarcimento, que pode não ser integral nessas situações. Por isso, é sempre importante ver se compensa prosseguir com a desistência.

É importante lembrar que nem sempre a seguradora irá ressarcir, também, quando o cliente avisa de última hora. O cancelamento opcional normalmente deve ocorrer com uma média de 2 dias de antecedência para ser aceite.

Se ele decidir desistir quando não houver 48h de antecedência para se comunicar, perde seu direito a reembolsos; mesmo que tenha pagado por um seguro com essa cobertura.

Por isso, é válido ficar sempre bem atento às informações da apólice e falar com uma corretora de confiança que esclareça todas as dúvidas de antemão.

Abaixo explicamos melhor como funciona a opção Any Reason.

Any Reason

Quando o cliente opta pelo Any Reason, teoricamente, ele tem direito a pedir o cancelamento sem uma causa específica.

Entretanto, as seguradoras podem não ressarci-lo completamente, como ocorreria nos casos justificáveis. 

O reembolso pode ser de 75%, o que é um bom valor, mas não integral. Portanto, se isso acontecer com você, verifique qual a cláusula contratada.

Para maior comodidade, antes da contratação, procure conhecer essas condições.

Quais os benefícios de um seguro viagem?  

Como você pode ter percebido, um seguro que tenha essa cobertura oferece muitos benefícios para o cancelamento de viagens.

Sem ele, a pessoa que programou uma viagem, e de repente acaba tendo um imprevisto e não consegue adiá-la, arrisca perder todo o dinheiro investido. Muitas vezes, vale lembrar, esses imprevistos não são contornáveis ou têm previsão de solução para que o segurado possa negociar com as companhias e hotéis.

Se, infelizmente, eles se derem por conta de algum problema de saúde, a situação pode ficar ainda mais delicada. 

Por isso, é sempre bom estar precavido.

Além disso, um seguro viagem dá mais liberdade para o cliente tomar decisões conforme sua agenda, independentemente da razão. Isso pode ser especialmente importante para quem tem uma rotina de trabalho muito agitada ou irá viajar em família, já que nem sempre todos conseguem conciliar as datas com facilidade.

Conseguiu entender melhor como funciona o reembolso no caso de cancelamento da viagem? Vai fazer a sua e preciso de um bom seguro viagem? Que tal cotar agora?

COTE SEGURO VIAGEM GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *