1. Home
  2. »
  3. Viagem

Europa fecha fronteiras: o que fazer se estiver por lá?

Com a grave crise que ronda o mundo por conta do Coronavírus, diversos países têm tomado atitudes na tentativa de frear o avanço da Covid-19, a doença causada pelo vírus. Uma das medidas que têm como objetivo evitar o aumento das transmissões é impedir a entrada e saída de pessoas. Por isso, foi anunciado no dia 16 de março que a Europa fecha fronteiras por pelo menos 30 dias.

europa fecha fronteiras

Essa medida protetiva foi adotada pela União Europeia (UE) e é válida para todos os 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen. Estão permitidas apenas viagens de pessoas que residem na UE, além de seus parentes diretos, diplomatas e profissionais de saúde que estejam na tentativa de combater a pandemia.

Mas e quem está no continente à viagem e foi pego de surpresa com esse anúncio? O que deve fazer? 

Europa fecha fronteiras: quais atitudes quem está lá deve tomar?

Em primeiro lugar, a principal dica é manter a calma. Com a situação complicada do coronavírus na Europa, é esperado que tanto a União Europeia quanto os próprios países tomem decisões dessa natureza. Por isso, antes de mais nada, evitar o desespero é essencial para que a situação não seja agravada.

De qualquer maneira, quem estava viajando quando a Europa fechou fronteiras precisa seguir estritamente as medidas determinadas pelas autoridades locais, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.

Isto é, não somente ficar atento ao que a União Europeia definiu, mas também ao que o governo do país em que se encontra recomenda. Afinal, cada território possui um determinado cenário em relação a qual status se encontra o número de casos da Covid-19. 

Observar as recomendações das autoridades locais é importante pois isso está diretamente relacionado às permissões que cada um possui no que diz respeito a eventuais entradas e saídas de pessoas em seus territórios em caráter especial.

Além disso, o Itamaraty diz que, se necessário, os cidadãos brasileiros que encontram-se em locais cuja fronteira está fechada podem buscar contato direto com o Consulado ou com a Embaixada do Brasil na região onde estão situados. 

Outra dica é entrar diretamente em contato com a companhia aérea pela qual a viagem de volta seria realizada ou com a agência pela qual o pacote foi adquirido. 

Quais países da Europa fecharam fronteiras?

Como dissemos anteriormente, todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen tiveram as fronteiras fechadas. Veja a lista:

  • Alemanha; 
  • Áustria; 
  • Bélgica; 
  • Dinamarca; 
  • Eslováquia; 
  • Eslovênia; 
  • Espanha;
    Estônia; 
  • França; 
  • Finlândia; 
  • Grécia; 
  • Hungria; 
  • Islândia; 
  • Itália; 
  • Letônia, 
  • Lituânia; 
  • Luxemburgo; 
  • Liechtenstein; 
  • Malta; 
  • Noruega; 
  • Holanda; 
  • Polônia; 
  • Portugal; 
  • República Tcheca; 
  • Suécia; 
  • Suíça.

Países da América do Sul também fecham fronteiras

argentina

Junto com a notícia do dia 16 de março que a Europa fechou fronteiras, veio também o anúncio que alguns países da América do Sul tomaram o mesmo caminho. A Argentina, por exemplo, resolveu impedir a entrada e saída em seu território, inicialmente, por 15 dias. A mesma medida foi adotada por Chile, Peru e Colômbia. 

Portanto, as orientações para brasileiros que encontram-se nestes países é a mesma para os que estão na Europa. Manter a serenidade, seguir as recomendações e determinações das autoridades locais e, se desejarem, procurar o Consulado e a Embaixada do Brasil destes territórios.   

Seguro Viagem pode ser estendido em caso de fechamento de fronteiras

Quem está viajando por um país e é pego de surpresa com as fronteiras fechadas sabe que, provavelmente, terá que ficar um período maior no local. Por isso, é importante ter a possibilidade de continuar protegido e tendo as coberturas que o seguro viagem na Europa, ou em qualquer outro lugar, proporciona.

Por isso, se determinado país ou continente fecha fronteiras durante a estadia do segurado, algumas seguradoras permitem que ele estenda a validade de sua apólice até o último dia de restrição anunciado pela autoridade local. Para verificar se existe a possibilidade, o indicado é entrar em contato com a corretora ou seguradora pela qual foi realizada a contratação.

Ou seja, se a Europa fecha fronteiras até o dia 15 de abril, por exemplo, dependendo da seguradora é possível prolongar o seguro viagem até esta data, com o pagamento proporcional aos dias adicionais. 

Seguro viagem cobre Coronavírus?

coronavirus

Com toda a crise gerada por conta da Covid-19 pelo mundo, que chega a levar a Europa a fechar fronteiras, assim como outros países, e que exige medidas drásticas em todo o planeta, fica a dúvida se o seguro viagem cobre Coronavírus.

Pelo fato de se tratar de uma pandemia, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), não há obrigatoriedade da cobertura da doença causada pelo Coronavírus por se tratar de um dos riscos excluídos. Contudo, algumas seguradoras estão incluindo o tratamento dos sintomas da Covid-19 para os viajantes que eventualmente sofrerem com essa enfermidade.

Por isso, é importantíssimo que o segurado entre em contato diretamente com sua corretora ou seguradora para verificar se há ou não cobertura para o coronavírus no seguro viagem. Assim, a pessoa certifica-se do nível de proteção que terá durante a sua estadia. 

Por que é importante ter o seguro viagem?

O seguro viagem é um aliado importantíssimo durante o passeio. Isso porque esse produto possui coberturas que vão proteger o turista durante o período em que se encontra seguindo seu roteiro. Isto é, atendimento médico emergencial, auxílio em caso de bagagem extraviada e até traslado médico e despesas jurídicas em caso de problemas com a justiça de outro país, entre outros benefícios que devem constar na apólice. 

Por isso, se for viajar, não se esqueça de entrar em contato com a Minuto Seguros para contratar o seu seguro viagem. Afinal, somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do mercado. 

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com um de nossos consultores. 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO VIAGEM

Se você ficou com alguma dúvida sobre como funciona o seguro viagem em casos de coronavírus ou no que acontece com as coberturas quando há o fechamento de fronteiras, mande sua dúvida por meio dos comentários abaixo. Se preferir, entre em contato com a gente de nossas redes sociais ou ligue para o 0800 773 3000 para ter mais informações. 

 

5 / 1 voto

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *