1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Filtro de combustível do carro: entenda como funciona esta peça

Ao fazer a manutenção do automóvel, o proprietário geralmente lembra apenas de algumas peças mais populares na mecânica. Isso pode acabar fazendo com que outras partes do carro fiquem sem cuidados e apresentem defeitos no funcionamento do veículo. Um exemplo disso é o filtro de combustível do carro, peça que não é muito conhecida entre os motoristas, mas possui grande importância. Continue lendo para saber mais sobre.

Filtro de combustível do carro

O filtro de combustível do carro influencia no desempenho do veículo e a eficácia do combustível. Essa peça serve para filtrar e impedir impurezas de entrarem na bomba e prejudicá-la. Dessa forma, o motor possuirá maior rendimento com menor quantidade de combustível necessária.

Importância do seguro auto

Saber reconhecer quando o filtro de combustível do carro estiver sujo vai ajudar muito o proprietário. Mas, além de atentar-se às peças da mecânica, não pode esquecer de realizar a contratação do seguro de carro para ficar protegido contra riscos impossíveis de prever quando acontecerão, como um roubo e furto ou colisão com terceiros.

Para fazer uma cotação, conte com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. Trabalhamos com mais de 10 seguradoras do mercado para garantir a proposta mais adequada às suas necessidades. Basta preencher nosso formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar grátis para 0800 773 3000 e fale diretamente com um consultor.

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Como funciona o filtro de combustível?

O que é o filtro de combustível?

Em primeiro lugar, é essencial que o proprietário saiba como é o funcionamento do filtro de combustível do automóvel para saber como não deixar que essa peça prejudique o veículo. Para isso, é preciso manter o filtro de combustível limpo e com a validade em dia. 

Como dissemos anteriormente, a função desta peça é filtrar o combustível e, dessa forma, eliminar todas as sujeiras e resíduos sólidos que possam estar no tanque ou no combustível. Todos essas partículas podem prejudicar o desempenho não só do motor como também de outros componentes do carro.

O filtro de combustível fica instalado próximo ao tanque ou entrada do motor – isso depende do modelo do carro. Ele vai diminuir as chances da bomba de combustível queimar ou bicos injetores ficarem entupidos.

No mercado automotivo, é possível encontrar diversas variedades de filtros que dependem de qual substância passará por eles. Além disso, dependem também do modelo do veículo, tipo de combustível e potência do motor. Geralmente são feitos de lã, papel ou blindados.

Problemas causados pelo mau estado do filtro

Problemas causados pelo mau estado do filtro de combustível

O filtro de combustível tem a função de evitar que impurezas entrem na bomba e acabem chegando ao motor ou atinjam outras partes do carro. Embora alguns motoristas saibam disso, ainda insistem em rodar com esse componente em situação inadequada. 

Dessa forma, se o filtro estiver em uma situação precária, ele pode romper-se e, assim, fazer com que o combustível passe sem a filtragem necessária – um perigo para o carro e fundição do motor.

Isso pode resultar até em um vazamento no tanque, o que pode causar bastante prejuízo. Afinal, trará danos ao motor e também no sistema de injeção, fazendo com que a vida útil do carro diminua.

Por isso, recomenda-se verificar possíveis falhas em um mecânico de confiança o mais rápido possível.

Quando devo trocar o filtro de combustível do carro? 

filtro de combustível - Quando devo trocar o filtro? 

É indicado realizar a troca do filtro de combustível entre 10 e 15 mil quilômetros rodados. Porém, alguns indícios podem deixar evidente que a mudança da peça precisa ser feita o quanto antes. Veja alguns deles. 

Dar a partida no carro de maneira difícil 

Esse é o principal sinal que o filtro está sujo e precisa de troca. Quando a situação da peça não está boa, o líquido tem dificuldade de passar por el até chegar ao motor, gerando problemas que afetam diretamente o processo de partida no carro. 

Existe ferrugem na estrutura do filtro de combustível

Geralmente, ferrugem nunca é um bom sinal e, neste caso, não é diferente. Quando há oxidação da peça, podem ocorrer estragos até no sistema de injeção do veículo, como carburador e bicos injetores.

Portanto, para que isso não aconteça, é necessário checar o filtro e realizar a troca dele, fazendo com que o problema não aumente. A boa notícia é que este problema é mais simples de ser identificado por conta da característica específica da ferrugem.

Marcha fica lenta

Outro sinal que o carro pode dar indicando que há problema com o filtro de combustível é quando existe falha na aceleração.

Isso significa que o combustível pode não estar alimentando o motor como deveria. Se isso acontecer, verifique o mais rápido possível o estado do filtro.

Aumento incomum do consumo de combustível

Esse talvez é um dos efeitos mais marcantes de que o filtro não está em bom estado. Existe o aumento de consumo do combustível porque há uma barreira de impurezas que impede que o combustível passe por ele.

Por isso, muita pressão é exercida na estrutura, fazendo com que só uma pequena parte do líquido consiga chegar ao destino e ser aproveitado. Ou seja, muito combustível é perdido neste caso.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre o filtro de combustível do carro. Se houver dúvidas ou sugestões, deixe nos comentários abaixo!

4 / 3 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *