1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Fique de olho na bomba de combustível: sinais para ficar atento

Quem preza pelo veículo precisa estar atento às revisões periódicas, mesmo sem a presença de qualquer problema aparente. Além de ficar de olho na bomba de combustível, é preciso revisar o veículo continuamente para evitar sua depreciação e garantir seu bom funcionamento, o que confere também maior segurança ao motorista e passageiros.

olho na bomba de combustível

De fato, a função da bomba de combustível é muito importante, visto que é o item do sistema de alimentação do motor que transfere combustível do tanque para os bicos injetores. Isso faz com que condutores em geral tenham mais atenção à peça, afinal, se a bomba falhar o sistema não poderá dar a partida.

Mas você fica de olho na bomba de combustível? Sabe identificar problemas? Entenda os sinais que podem indicar que o componente do seu carro está com defeito! 

Sinais para ficar de olho na bomba de combustível

Selecionamos para você os três principais sinais de que a sua bomba está apresentando falhas. Confira: 

Perda de potência do motor 

Seja em subidas ou na estrada, o primeiro sinal de que é preciso ficar de olho na bomba de combustível porque ela pode estar falhando é quando o carro perde potência. Sabe quando você acelera o motor e ele começa a apresentar engasgos? Ou quando você está em uma rua íngreme e tem dificuldade para subir? Pode ser problema na bomba.

Isso pode acontecer por falta da quantidade determinada de fluido no motor, desgaste dos componentes internos (normal ou prematuro), problemas nas válvulas da bomba, redução da vazão por obstrução, entre outros precedentes. 

Gasto excessivo de gasolina

Naturalmente, quando o veículo está apresentando pouco desempenho e desgaste na bomba, o gasto com abastecimento tende a aumentar. Por isso, dê atenção às falhas do motor e ao consumo de gasolina além do normal, pois isto pode significar defeito no item. 

Inclusive, atenção ao uso de combustível adulterado, que além de aumentar o consumo ainda pode prejudicar o veículo.

Carro falhando

Se o seu veículo está falhando ou “morrendo” muito, fique atento, pois a bomba pode estar apresentando problemas. Caso a peça esteja defeituosa, ela não vai manter a pressão necessária e prejudicará os cilindros. Além disso, a bomba pode estar quebrada se o automóvel não “pegar” de forma constante quando você tenta ligá-lo.

Como funciona a bomba de combustível? 

Agora que você já descobriu os sinais para ficar de olho na bomba de combustível, já pode entender melhor como ela funciona e qual a sua importância no sistema de alimentação do motor.

Essa peça possui três itens: pré-filtro, conjunto de alta pressão e motor. Ela é ligada ao tanque do veículo, ficando abrigada dentro dele para que o combustível refrigere o motor elétrico que a compõe. Quando você liga o carro e as luzes do painel acendem, a bomba passa a funcionar.

Sua função é levar combustível até o motor, sendo que o líquido de suprimento que não é queimado volta para o tanque. Ou seja, é fundamental para que você possa andar no seu carro.

Tipos de bomba de combustível 

Outra informação importante que você precisa saber é que existem, em geral, dois tipos de bomba de combustível:

Bomba mecânica

Carros mais antigos costumam ser equipados com esse modelo. Trata-se de uma bomba robusta e que é difícil de dar defeito, visto que funciona de modo mais simples e não depende muito de outras peças. No entanto, o sistema dela só funciona com o motor em movimento e depende da rotação para gerar mais sucção. 

Bomba elétrica

A bomba elétrica foi pensada para solucionar a desvantagem da bomba mecânica. Portanto, ela atua de modo bem semelhante, mas não depende do giro do motor para funcionar. Isso porque é o motor elétrico integrado à peça que aciona o sistema.  Ou seja, ela consegue controlar melhor o fluxo de envio de combustível ao motor.

Por fim, esperamos ter ajudado você a entender os sinais para ficar de olho na bomba de combustível. Agora, quer uma última dica? Ter um Seguro Auto pode ser o ponto-chave nos momentos de falha do carro, pois evita que você entre em desespero por não saber como proceder ou tenha gastos inesperados.

Você já sabe como a Minuto pode ajudar você a manter o bom funcionamento do seu veículo? Com o Seguro Auto da Minuto você se protege contra possíveis incidentes que podem surgir no dia a dia, pois o objetivo é que você possa andar com seu automóvel com segurança e sem preocupações como essa da bomba. 

Que tal fazer uma cotação gratuita e encontrar o plano ideal ao seu perfil? Acesse o simulador online da Minuto e vamos começar!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *