1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Pneu furado: o que fazer?

Muitas são as situações que você pode passar ao dirigir: a gasolina pode acabar, o motor parar, a chave ser trancada dentro do veículo, o farol não acender mais e até mesmo aquele desagradável momento em que você percebe que o pneu tem problemas… E aí, bate aquele desespero: meu pneu furou, o que fazer?

Não se preocupe! Neste texto, selecionamos tudo o que você precisa saber para lidar com situações em que você se depara com casos de pneu de carro furado. Acompanhe!

Meu pneu furou, o que fazer agora?

O primeiro passo é ter calma. Não vai adiantar nada ficar nervoso nessas horas. Sabemos que você provavelmente está precisando chegar em algum lugar e que pneu de carro furado é uma situação bem chata, mas veja o que deve ser feito:

Encontre o furo

Esqueça a frase “meu pneu furou, o que fazer?” e comece a agir procurando o problema. Preste muita atenção, pois você precisa perceber de onde vem o vazamento. Primeiro, há algum detrito no pneu? Investigue o que pode ter causado o furo, como pregos, parafusos ou qualquer item pontiagudo que esteja se projetando para fora.

Caso não tenha nada visível, faça o seguinte: encha uma garrafa pet com água e sabão (ou o líquido próprio para detectar vazamento e que seja aprovado pelo fabricante); encha o pneu e, depois, pulverize-o com a mesma solução. 

Quando o líquido escorrer pela banda de rodagem, você deve perceber uma erupção de bolhas onde o objeto foi furado. Encontrado o rasgo, recomenda-se que o veículo seja encaminhado para um profissional, que deverá saber se precisa trocar ou só reparar o pneu.

Estepe

Se você não conseguiu contratar alguém e também não tem grandes habilidades para trocar um pneu, siga os passos abaixo:

  • Faça a sinalização, posicionando o triângulo a uma certa distância do veículo;
  • com o carro parado e desligado, puxe o freio de mão e engate uma marcha;
  • após pegar uma chave de roda, solte os parafusos das rodas, dando apenas uma volta com a chave, mas sem soltar os parafusos;
  • acione o macaco e levante o carro;
  • agora, sim, pode soltar os parafusos;
  • chegou o momento de retirar a roda com o pneu de carro furado e colocar o pneu de estepe;
  • recoloque os parafusos, apertando-os o máximo que conseguir e prendendo bem o estepe;
  • solte e retire o macaco;
  • com o carro no chão, verifique novamente os parafusos e os aperte mais uma vez, para garantir.

Spray reparador

Se você ainda estiver no desespero do “meu pneu furou, o que fazer?”, saiba que é possível usar um spray reparador. Mas só em casos de o pneu ser sem câmara de ar, pois estes podem ser reparados temporariamente com essa solução rápida. 

O spray reparador é um líquido que enche o pneu com aproximadamente 16 libras, mas o ele não serve para furos maiores que 5 milímetros e nem para rasgos na lateral do pneu.

Reparo ou troca?

Agora, se você tem um carro com pneu furado e não sabe se repara ou troca, saiba que é preciso avaliar cada caso. O tamanho do furo e o tipo do pneu são fatores que precisam ser considerados. Veja as opções:

  • pneus com índice de velocidade T: podem ser reparados rasgos de até seis milímetros na banda de rodagem e até três milímetros nos flancos. No entanto, se o prejuízo for maior que isso, então será preciso trocar o pneu;
  • pneus com índice W: o reparo pode ser feito em perfuração que não passe de três milímetros. Ou seja, se os flancos forem atingidos, não será possível;
  • pneus com índice Y:  não é recomendado nenhum tipo de conserto.

Lembrando que se a banda de rodagem ou os flancos estiverem cortados, será preciso fazer sua substituição. 

Existe pneu que não fura? 

Não. Todo mundo, em algum momento em que estiver dirigindo, pode passar pelo famoso desespero e pensar “meu pneu furou, o que fazer?”.

No entanto, o que existe é um projeto que está sendo desenvolvido pela General Motors e a Michelin com o objetivo de disponibilizar um pneu que não seja furado, chamado Uptis. A previsão é que o produto possa ser lançado em 2024. Ele vai funcionar com uma camada a mais de borracha no seu interior, que forma aletas. 

Estas, por sua vez, funcionam como molas e são capazes de flexibilizar e se adaptar de acordo com a pressão do carro e da rua aplicadas na parte externa do pneu. Ou seja, ele ganhará mais resistência e, por não ser preenchido de ar, não será furado.

Seguro Auto cobre pneu furado? 

 O Seguro Auto é capaz de cobrir diversas situações conforme a cobertura escolhida e também oferece a assistência técnica 24h, que pode incluir várias soluções, como: chaveiro, socorro mecânico, guincho, a troca de pneus, entre outras. 

Então o seguro pode auxiliar com pneu de carro furado se a assistência 24 horas estiver incluída no plano contratado. 

Por exemplo, nos planos comercializados pela Minuto Seguros o suporte da assistência 24h fica disponível em tempo integral para momentos inoportunos, como pane seca, se o carro parar no meio da estrada e se o combustível acabar e você precisar de um guincho. 

Isso vale também para situações emergenciais, como danos elétricos, sinistros e problemas de furos no pneu. Então, você não precisa mais passar por isso sozinho. “Meu pneu furou, o que fazer?” pode não ser mais uma preocupação, basta contar com a assistência da Minuto.

Agora que já sabe como lidar com situações como essas e descobriu que a Minuto pode ajudar você, faça uma cotação online grátis e encontre o plano certo para o seu perfil!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile