1. Home
  2. »
  3. Seguros

Tudo o que você precisa saber sobre Seguro de Vida para idosos

No Brasil, atualmente, uma pessoa é considerada na terceira idade quando possui 60 anos ou mais. Esse fator influencia diversos aspectos da vida, como gratuidade no transporte público, preferência em atendimentos, entre outros tantos itens. E com relação ao Seguro de Vida para idosos? Existe algo que diferencie a contratação do produto que esteja relacionada à faixa etária? Ao longo do post discorreremos sobre o assunto. 

Como funciona o Seguro de Vida para idosos?

De maneira prática, o Seguro de Vida para idosos possui o mesmo objetivo que o produto para pessoas de quaisquer idades: garantir a tranquilidade do segurado e das pessoas que ama. Afinal, trata-se de uma proteção cujas principais coberturas, como a de morte e de invalidez, dão direito ao recebimento de uma indenização, com valores e condições previstas na apólice, para que os beneficiários ou o próprio titular, no caso de invalidez, por exemplo, não fiquem desamparados em momentos difíceis. 

Qual a diferença para o Seguro de Vida tradicional?

O Seguro de Vida em si não possui qualquer diferença em termos do que é garantido pelas coberturas para uma pessoa com mais de 60 anos ou para alguém de 35 anos, por exemplo. No entanto, a idade é um fator que influencia no preço do seguro ou até mesmo na aceitação ou não por parte da seguradora, fator que explicaremos ao longo do texto. 

Além disso, algumas seguradoras possuem pacotes de Seguro de Vida para idosos incluindo coberturas na apólice pensadas para o público da terceira idade, como serviços de assistência. Contudo, também existem companhias que não disponibilizam a contratação de determinadas coberturas para os mais experientes que são comuns para outros públicos por considerarem que trata-se de um grupo de maior risco. 

Como fazer Seguro de Vida para idoso?

O primeiro passo para fazer um Seguro de Vida para idoso é entrar em contato com a seguradora ou corretora que comercialize o produto. Após certificar-se que a companhia escolhida disponibiliza essa modalidade para contratação, é necessário realizar uma cotação, levando em consideração quais são as coberturas que o segurado quer adquirir. 

Uma corretora reconhecida pelo seu atendimento de qualidade, como a Minuto Seguros, pode auxiliar com os principais pontos na hora da contratação, como as coberturas que mais fazem sentido de acordo com as necessidades do segurado. 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO DE VIDA

Quanto custa o Seguro de Vida para a terceira idade?

Assim como acontece no caso da maior parte dos seguros, não existe um preço determinado para o Seguro de Vida para idosos de maneira geral. Existem diversos fatores que influenciam no valor final da apólice, como o histórico de saúde da pessoa, estilo de vida, se é fumante ou não, idade e outros itens. 

No caso do Seguro de Vida, a idade é um fator preponderante para a precificação. Considerando uma apólice em que duas pessoas possuam as mesmas coberturas contratadas, a tendência é de que uma pessoa idosa pague mais caro, diferentemente do que acontece com o Seguro Auto, por exemplo, que geralmente custa mais para o público jovem

O fato da idade ser um fator importante no cálculo do preço do Seguro de Vida se dá pelo fato de estar ligada diretamente ao risco de ocorrência de sinistros. Ou seja, quanto maior a chance do cliente acionar o seguro, no entendimento da seguradora, maior será o seu preço, pois é necessário ter as provisões necessárias para atender o segurado quando necessário. 

Neste caso, uma pessoa idosa apresenta mais riscos, estatisticamente, de vir a falecer ou sofrer com doenças e/ou acidentes que possam ocasionar algum tipo de invalidez, por exemplo. No entanto, a Agência Nacional de Saúde (ANS) estabelece que os planos comercializados para quem está na terceira idade podem ser, no máximo, até seis vezes mais caros do que para públicos de outras idades. 

Qual a idade máxima para fazer Seguro de Vida?

Não existe uma regra que defina uma idade limite para que se possa contratar um Seguro de Vida. No entanto, por conta do aumento do risco à medida que a idade avança, algumas seguradoras não comercializam o produto para quem está acima de determinada faixa etária. 

De maneira geral, é possível encontrar companhias que fazem o Seguro de Vida para pessoas que possuam até 74 anos e, eventualmente, até os 80 anos de idade. Em contrapartida, algumas seguradoras podem não trabalhar com o produto para pessoas na terceira idade. 

Por que é importante contratar um Seguro de Vida?

Contratar um Seguro de Vida é essencial para quem preza a sua tranquilidade e quer resguardar aqueles que mais ama. Afinal, quanto mais coberturas o segurado incluir em sua apólice, mais estará protegendo a si próprio e sua família no caso de acontecimentos inesperados que impeçam o angariamento de recursos para a sobrevivência, seja por conta de invalidez que impeçam o titular de exercer sua profissão, pela sua morte ou por outras situações delicadas. 

Imagine a seguinte situação: uma avó é responsável por seus netos e provém o sustento das crianças, mas acaba vindo a falecer por conta da infecção por coronavírus, por exemplo. Com o Seguro de Vida contratado para a matriarca, a indenização paga pela seguradora aos beneficiários auxiliará a família a se reerguer financeiramente em meio a uma situação tão delicada provocada pela trágica perda de um ente querido.

Ainda neste caso, caso a avó possuísse a Assistência Funeral contratada em sua apólice, a família não precisaria, em meio ao luto pela perda, ter que correr atrás do serviço funerário para a preparação do corpo e outros afazeres que também teriam um custo adicional se não houvesse o Seguro de Vida.

De modo geral, o Seguro de Vida vale a pena por diversos motivos. O principal deles é  deixar você e sua família protegidos e tranquilos com relação ao futuro, sabendo que, independemente do que acontecer, todos estarão resguardados. 

Contrate Seguro de Vida com a Minuto Seguros

Garanta a sua tranquilidade, faça a cotação do seu Seguro de Vida com a Minuto Seguros. Afinal, somos a maior corretora online do Brasil e trabalhamos com as principais seguradoras do País.

Para cotar, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue para 0800 773 3000 e fale diretamente com nossos consultores. 

CLIQUE PARA COTAR SEGURO DE VIDA

3.38 / 8 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile