1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Onde pagar o licenciamento do meu carro?

Em geral, essa é uma dúvida que muitas pessoas acabam tendo quando o assunto é licenciamento. Essa taxa, por vezes, é confundida com o IPVA, com o seguro DPVAT ou qualquer outra obrigação para rodar com o carro regularmente. No entanto, é bom entender que o licenciamento não é a mesma coisa que os impostos citados e, por conta disso, tem um pagamento diferente.

licenciamento do carro

O licenciamento, basicamente, serve para que o motorista obtenha um novo documento do carro para o ano vigente, comprovando que o veículo está em condições legais de estar rodando por aí. Mas, e como fazer o pagamento desta taxa? Iremos mostrar isso e muito mais no conteúdo abaixo.

Faça um seguro auto e proteja o seu carro

Só que, além do pagamento do licenciamento, que é essencial para o carro, fazer a contratação de um seguro auto é fundamental! Somente com ele você garante proteção em diversos casos nos quais o seu carro pode estar correndo perigo. Roubo e furto, batidas, necessidade de assistência 24 horas, pane elétrica, troca de pneus e muito mais!

Para contratar o seguro ideal para você e para o seu carro, entre em contato com a Minuto Seguros! Somos a maior corretora de seguros online do Brasil e a maior do segmento online. Trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado! Para fazer uma cotação é bem simples: acesse o site e preencha o formulário em nosso site! Se preferir, ligue gratuitamente para o número 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores! Iremos montar uma proposta ideal para você!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Agora, para falar um pouco mais sobre licenciamento, é importante saber o que é essa taxa e qual a sua utilidade. Além disso, saber os pontos para realizar o licenciamento, quais as datas corretas e quanto se pagar, certamente são informações que irão ajudar!

O que é o licenciamento de carro?

Quem ainda não está habituado com documentos e burocracias do mundo automotivo, entender o que é o licenciamento é muito importante. O licenciamento, na verdade, é um serviço que todo proprietário de carro precisa fazer anualmente. Ele consiste na emissão de um novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, também chamado de CRLV. Dessa forma, os carros e os motoristas podem trafegar tranquilamente. Carros que não estão licenciados podem ser apreendidos e, é claro, multados por andarem irregulares.

Vale lembrar que o CRLV, que é obtido por meio do licenciamento do carro, é de porte obrigatório. Ou seja, ele precisa estar sempre em poder do condutor.

Qual é a utilidade do licenciamento?

Realizar o licenciamento anualmente tem um motivo: comprovar que o veículo está em condições de rodar. Essa “licença” é baseada em alguns pontos, embasados na legislação brasileira e que vão diretamente nas normas de segurança, de emissões de poluentes e de ruído. Dessa forma, há uma comprovação de que o carro está regular e em ordem.

Para quem estiver mais interessado em saber sobre o passo a passo e a utilidade do licenciamento do carro, pode acessar o site do Detran.

Onde eu posso realizar o licenciamento do veículo?

Há algumas formas de fazer o licenciamento do carro. Por conta da tecnologia cada vez mais avançada e oferecendo diferentes opções, é possível fazer pela internet. Quem prefere modos mais tradicionais, também é possível fazer o licenciamento do veículo pela internet.

É bom ressaltar que, dependendo do estado que você se encontre, pode haver variações. Em São Paulo, por exemplo, é possível realizar esse serviço nas unidades do Poupatempo ou em qualquer posto de atendimento do Detran. Quem quer ainda mais comodidade, existe a possibilidade de receber o documento no endereço indicado, mediante a uma taxa de R$11.

Para quem prefere processos via internet, também existe essa possibilidade pelo site do Detran da sua cidade ou diretamente pelo seu banco. A maioria já está aceitando pagamentos de taxas do carro, como IPVA, licenciamento e DPVAT. Essa é uma forma simples de agilizar o processo e não ter que passar por filas. Presencialmente, o processo tende a ser rápido também, pois já é possível agendar horários.

Onde eu posso pagar o licenciamento do carro?

Esse processo de pagamento da taxa do licenciamento também é bem simples. A taxa do licenciamento pode ser paga pela internet, como informamos acima, nos caixas eletrônicos ou nas agências dos bancos credenciados.

Para realizar o pagamento é necessário fornecer o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e quitar todos os pagamentos relacionados ao IPVA, seguro obrigatório e multas pendentes. Somente dessa forma você consegue licenciar o carro e deixa-lo em ordem para rodar.

Quais são as datas para fazer este procedimento?

Essa é uma pergunta que também causa variações de acordo com o Estado. Fique atento ao calendário do seu estado para não perder a data de licenciamento do seu carro. Quem prefere se antecipar, é possível realizar o pagamento do licenciamento junto do IPVA, no começo do ano.

No Estado de São Paulo, o período de licenciamento vai de abril até dezembro. Isso também tem relação com o número final da placada do carro. Normalmente, em São Paulo, o calendário de pagamento do IPVA segue a lista abaixo. Lembrando que essa é a lista de veículos automotores, reboques e semi-reboques. O prazo de pagamento para cada final de placa é válido até o último dia útil de cada mês, mas pode ser pago antecipadamente.

Final de placa 1 – até abril;

Final de placa 2 – até maio;

Final de placa 3 – até junho;

Final de placa 4 – até julho;

Final de placa 5 e 6 – até agosto;

Final de placa 7 – até setembro;

Final de placa 8 – até outubro;

Final de placa 9 – até novembro;

Final de placa 0 – até dezembro.

Agora, quem tem caminhão, o pagamento é feito de outra forma, em outras datas. Ele pode ser realizado a partir de setembro, mas, em São Paulo, deve seguir o calendário indicado abaixo:

Final de placa 1 e 2 – até setembro;

Final de placa 3, 4 e 5 – até outubro;

Final de placa 6, 7 e 8 – até novembro;

Final de placa 9 e 0 – até dezembro

3.73 / 11 votos

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *