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Perda parcial Seguro Auto: o que é e o que fazer?

Está com dúvidas sobre o tema perda parcial seguro auto? Para explicar o que configura essa situação e o que você precisa fazer para acionar a assistência e ter seus problemas resolvidos mais rápido, preparamos este conteúdo.

Aproveite para entender melhor o assunto e estar bem informado:

Perda parcial seguro auto: o que levar em consideração?

A primeira coisa que precisa ser esclarecida é o que significa uma perda parcial seguro auto

Esse tipo de ocorrência é praticamente todo e qualquer incidente que aconteça com o veículo e cause algum dano ou avaria, sem inutilizá-lo.

Isso significa também que são danos que não tornam inviável o conserto. Essa inviabilidade, por outro lado, se dá principalmente em função do valor, que ao se tornar próximo do custo do próprio veículo, faz não compensar o reparo.

As perdas parciais, portanto, são aquelas mais simples ou moderadas, em que o valor não chega a ultrapassar 75% do valor do carro. Nesses casos, a recomendação é consertar. 

Olhe a apólice e o valor da franquia

No momento em que algo acontecer com seu carro, é importante consultar a apólice, ver as coberturas que você tem contratadas e o valor da franquia. Mas é bem importante, para agilizar as coisas, que você já tenha lido e se informado sobre tudo isso antes, essencialmente na contratação. 

Cabe lembrar que na contratação você pode escolher as coberturas que deseja ter. Os seguros mais básicos costumam cobrir apenas roubo ou danos a terceiros. Isso é bastante flexível, de acordo com cada necessidade e bolso. 

Há quem fique em dúvida entre seguro ou rastreador, ou quem contrate já seguro com rastreador também, por exemplo.

Mas é altamente recomendado que se tenha também a cobertura contra batidas, já que ter dinheiro para consertar por conta própria pode ser bem difícil. A franquia, por sua vez, costuma ser muito menor.

No caso de terceiros, a franquia não é cobrada. Por isso vale muito a pena ter esse tipo de cobertura. Afinal, é uma garantia de que a pessoa afetada será prontamente assistida e você não tenha prejuízos tendo que arcar com os custos do seu próprio bolso. 

Para coberturas de danos no próprio veículo, existem diferentes tipos de franquia, com a escolhida sendo definida na hora da contratação.

Posso escolher a oficina de minha preferência? 

Depois que o problema aconteceu, é hora de partir para a solução. Você deverá fazer o boletim de ocorrência e acionar sua seguradora para auxílio. 

O sinistro será avaliado e o veículo passará também pelo olhar de especialistas. 

Quanto à oficina, existe uma previsão do Procon, o órgão de defesa do consumidor, que garante que o segurado possa escolher a de sua preferência.

Entretanto, é importante salientar que algumas seguradoras já definem que as oficinas devem ser credenciadas. Antes de assinar seu contrato, você poderá ver essa informação, caso ela exista.

A indicação de oficinas credenciadas, no entanto, é um bom sinal. Para o consumidor e para a companhia, essa pode ser uma boa forma de encaminhar o veículo a um local já de confiança, checado previamente, e que não trará dor de cabeça no processo de conserto, o que gera confiança para ambas as partes.

Com quais valores irei arcar? 

Por fim, talvez uma das maiores dúvidas que estejam te incomodando sobre perda parcial seguro auto seja o valor com que você terá que arcar.

Como mencionado, tudo pode depender da franquia. Em caso de perda parcial, ao contrário da total, a franquia é exigida. Se o reparo custar menos que ela, compensa fazer sem acionar a cobertura.

Se desejar “dividir os custos com a seguradora”, você arca com uma parte (exemplo: R$ 2 mil e a seguradora R$ 3 mil, dependendo de quanto seja essa franquia), sem necessidade de arcar com todo o valor, que pode pesar bem mais.

Mas fique atento: alguns seguros trabalham com a chamada franquia fixa. Logo, é válido entender na contratação qual a franquia prevista. Quando ela é fixa, independentemente do conserto, você paga sempre o mesmo valor.

O importante é que você não fique sem seguro. Aproveite todas as facilidades de hoje em dia, como inclusive a vistoria online, para garantir sua proteção.

E então, você conseguiu entender melhor como funcionam os procedimentos no caso de perda parcial seguro auto? Que tal cotar agora?

Para realizar sua cotação com a Minuto Seguros, basta preencher o formulário clicando no botão abaixo ou, se preferir, ligar para 0800 773 3000 e falar com um de nossos consultores. 

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