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Como funciona o prazo para indenização de Seguro Auto?

A proteção de veículo é essencial para quem quer resguardar um bem tão valioso. Por isso, é muito importante conhecer melhor a cobertura que você contratou ou quer contratar para seu carro. Há a necessidade de saber quais situações ela cobre e entender como funciona, por exemplo, o prazo para indenização de Seguro Auto.

prazo para indenização de seguro auto

Quanto a isso, é importante saber que o processo para o pagamento da indenização só começa após a formalização do pedido junto à seguradora. O valor do recebível por sinistro é de acordo com o que for estipulado em contrato, podendo ser do tipo parcial ou integral.

Mas, se você não tem muitos conhecimentos sobre seguro, processos de reembolso e prazos para isso, não se preocupe. Continue lendo e veja tudo o que você precisa saber! 

Qual é o prazo para indenização de Seguro Auto? 

O prazo para indenização de Seguro Auto é de 30 dias, contados a partir do aviso de sinistro feito à seguradora e do recebimento de toda a documentação necessária e completa por parte do segurado. Isso trata-se de uma regulamentação da Susep (Superintendência de Seguros Privados) que vale para todas as seguradoras.

É importante ressaltar que se o segurado demorar a entregar a documentação, pode haver a ideia de que o prazo foi excedido pelo fato de que a validade só vai começar a contar após toda a entrega desses documentos. Inclusive, tudo o que você precisa para solicitar a indenização deve constar no contrato.

No entanto, a contagem desse prazo pode até mesmo ser suspensa, mas apenas se, no caso de dúvida fundada e justificável, forem solicitados novos documentos ao contratante. Desse modo, a validade volta a contar a partir do dia útil seguinte àquele em que o segurado atender na íntegra os pedidos da seguradora.

Ou seja, para que sua indenização seja realizada, há um prazo máximo de 30 dias. E vale lembrar que é muito importante que o segurado ou beneficiário faça a solicitação, junto à seguradora, do protocolo desse processo, para que seja possível identificar a data do recebimento do aviso de sinistro e também da entrega dos documentos.

Indenização parcial e total: tem diferença nos prazos? 

A indenização parcial é aquela em que a seguradora cobre os gastos de manutenção quando há sinistros de colisão em que haja a possibilidade de restauração do veículo. Já a integral é quando ocorre o que chamamos de perda total (PT), que pode acontecer por colisões ou por roubo ou furto sem recuperação do carro.

Dito isso, vale saber que não há diferença entre o prazo para indenização de Seguro Auto em relação ao tipo parcial ou integral. Ou seja, o processo de reembolso do seguro ou de conserto do veículo deve ocorrer em, no máximo, 30 dias da mesma forma.

Há a possibilidade de perder a indenização? 

Sim. Isso é possível quando o segurado perde o prazo para indenização de Seguro Auto. Ou seja, quando ele perde o período de prescrição para correr atrás do direito ao reembolso. Esse prazo pode variar de acordo com a cobertura e com o fato de a pessoa ser um segurado ou terceiro. 

Nesse sentido, o segurado é quem contrata o seguro, ou seja, deve constar na apólice o seu nome. Já o terceiro é aquele que sofre algum dano praticado pelo segurado, seja intencional ou não.

Se for o caso de um terceiro que se envolveu em um sinistro em que o causador tem Seguro Auto com cobertura para terceiros (o que envolve a Responsabilidade Civil), ele tem três anos a partir da data da colisão para exigir seus direitos.

Já em relação ao segurado, o prazo para prescrição é de 1 ano, contando a partir da data em que o sinistro foi avisado e documentado junto à seguradora. Esse prazo pode ficar suspenso enquanto a empresa de seguros analisa o risco, os documentos e o processo por completo, deixando, assim, a validade pausada.

Além disso, há possibilidades de perder a indenização em casos em que ocorrerem questões como:

  • se o segurado for culpado por sinistros ou dolo graves;
  • se a solicitação de indenização por sinistro for de má-fé e baseada em inverdades;
  • caso sejam constatadas declarações falsas;
  • tentativas de receber benefícios ilícitos do seguro;
  • se o segurado agrava intencionalmente o risco.

Como funcionam as indenizações com a Minuto Seguros? 

A Minuto Seguros é uma empresa que atua como corretora de Seguros Auto. Por isso, ela não é responsável pelo prazo para indenização de Seguro Auto e nem pelo pagamento direcionado aos segurados que sofrem sinistros. 

No entanto, a Minuto oferece todo suporte e acompanhamento em ocorrências do tipo e isso inclui o recebimento da indenização. A corretora está ciente de que o prazo para o reembolso pelas seguradoras é de, no máximo, 30 dias. Por isso, se coloca sempre à disposição para ajudar no processo.

Isso porque, por ser a maior corretora de Seguro Auto do país e a maior do segmento online, a Minuto Seguros é capaz de oferecer benefícios, diferenciais e transparência em relação a todo processo de indenização. Além disso, facilita a vida de quem busca uma cobertura para carro que seja de qualidade e ágil no atendimento.

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