1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Dicas

Principais cuidados com o carro que devemos ter diariamente

Possuir carro é uma excelente maneira de ter maior autonomia e conforto, atendendo às necessidades básicas do dia a dia. 

Mas além de usufruir das vantagens que ele traz, manter cuidados com o carro faz parte de uma conduta prudente, para inclusive evitar riscos e garantir maior segurança aos usuários. Muitos desses cuidados são diários.

Por isso, preparamos este conteúdo para explicar quais são as principais medidas que ajudam a assegurar melhor desempenho e tranquilidade a você em relação ao seu veículo!

Confira e saiba por que cada uma delas é importante:

Importância de revisão e cuidados com carro 

Quem tem um veículo ou já pesquisou bastante a respeito, já deve ter se deparado muitas vezes com o termo “revisão”. Mesmo que um carro esteja funcionando bem, a revisão periódica é essencial para checar se está tudo em ordem.

Nela, são verificados itens como componentes do sistema elétrico e mecânico, para ver se estão funcionando corretamente. 

O alinhamento e a calibragem dos pneus também são analisados, além da suspensão, amortecedores e — geralmente — fluido de freio, o que garante maior segurança ao motorista.

Muitas vezes, a pessoa pode até não ter percebido que algum item começou a apresentar desgaste. Durante a revisão, ela pode ser alertada a esse respeito e promover as correções e adaptações necessárias.

Problemas em sistemas assim podem colocar os passageiros e motoristas em grande risco.

Um carro que esteja desalinhado costuma apresentar acometimento da dirigibilidade, dificultando o controle adequado. Do mesmo modo, problemas na frenagem, por exemplo, podem resultar em sérios acidentes.

Principais cuidados com o carro diariamente

Embora a revisão seja muito importante e necessária, os cuidados com o carro devem fazer parte do dia a dia. É cuidando dele na rotina que você tem maior chance de notar desvios e falhas, se prevenindo, fazendo-o também durar mais.

A barra de direção é um dos fatores que requerem atenção. Mas há muitos outros!

Em geral, a manutenção pode ser preventiva (ou preditiva, que pode dizer o que está para acabar e ser trocado em breve) ou corretiva, mas independentemente de ter um profissional sempre olhando o veículo — o que é muito importante e indispensável — cabe ao dono também conhecer as recomendações para ter um veículo sempre funcionando bem.

Veja abaixo quais são as principais medidas que, diariamente tomadas, melhoram e preservam as condições de seu carro:

Verifique o nível da água e dos lubrificantes

Regularmente, esteja atento ao nível de água do seu carro. Lembre-se de que a água é o que refrigera todo o sistema do veículo, por isso ela não pode faltar. Sua ausência pode gerar o superaquecimento e fazer com que partes do seu veículo venham a fundir.

Se o carro superaquecer, também poderá ocorrer a desagradável situação de você ficar no meio da rua, sem o veículo funcionar. Isso não é seguro, nem tão fácil de resolver.

Portanto, sempre verifique o compartimento de água. Em média, no radiador, ela deve durar bastante, às vezes por volta de 30 mil km rodados. Mas analisar é importante para ver se não estão ocorrendo eventuais vazamentos, também.

De igual forma, os lubrificantes desempenham um papel importante, impedindo que as peças entrem em atrito e se danifiquem. 

Para verificá-lo, você pode tanto consultar o manual do veículo e seguir as instruções por conta própria, como abrir o capô e localizar a vareta de medição, examinando a cor e textura do óleo, quanto levar a um mecânico ou local especializado.

Fique atento a barulhos

Carro fazendo barulhos estranhos ou diferentes é indicativo de alguma irregularidade que precisa ser analisada.

Caso não tenha algo enroscado em algum componente ou peça (veja o motor com cuidado para analisar), ou nas redes e embaixo, é preciso checar de onde vem o problema.

Um dos barulhos que mais chamam atenção é o das pastilhas de freio, quando estão desgastadas. Isso é muito sério e você não pode ignorar. 

Se ouvir algo riscando seu veículo ao frear, muita atenção! Leve ao mecânico e veja se já está na hora de trocá-las.

Alguns carros têm a manutenção mais cara; outros, mais barata, mas em nenhum caso você pode deixá-los sem essa providência.

Mantenha o seu carro limpo

Faz parte dos cuidados com o carro mantê-lo sempre limpo e higienizado. Além do conforto que isso proporciona, evita que ele se deteriore mais rapidamente. 

Sujeira em excesso pode atrair até mesmo bactérias e fungos que se proliferam nele, colocando a saúde em risco. 

Dependendo da sujeira, é importante lembrar que ela pode envolver o apodrecimento com o tempo (como no caso do resto de alimentos). É por isso que é preciso eliminá-los.

Em outros casos, dependendo de onde se circulou com o veículo, barro demais ou até areia podem entrar em pequenos espaços dos sistemas, prejudicando seu funcionamento.

Freios, um cuidado essencial

Como já mencionamos um pouco acima, os freios devem receber atenção especial nos cuidados com o carro.

Mas além das pastilhas, há outros fatores aos quais se atentar. É preciso observar a vibração no freio. Em alguns carros, ela pode significar que tambores ou discos do sistema de freio estejam empenados.

Essa condição dificulta a boa frenagem, colocando em risco o condutor e outras pessoas.

Tenha seguro! 

Por fim, entre os cuidados com o carro, você não pode se esquecer de ter um seguro. Mesmo que ele seja de coberturas mais básicas, sua falta pode significar enormes prejuízos no caso de imprevistos —  não vale a pena arriscar!

Um seguro auto é a melhor forma de se proteger contra aquilo que não depende de você e pode trazer muita dor de cabeça. Com o seguro (e lembrando que quantas coberturas puder contratar melhor), você tem tranquilidade para dirigir e assistência 24h no caso de qualquer problema inesperado.

Foi possível entender como os cuidados com carro são essenciais para ter uma experiência melhor e mais segura com o veículo? Precisa cotar um bom seguro para ele, que se encaixe em suas necessidades? Comece agora! 

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile