1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Notícias

Rodízio de veículos em São Paulo volta a valer a partir do dia 13

O rodízio de veículos em São Paulo está suspenso desde o dia 23 de dezembro para a temporada de fim de ano na grande capital.

rodízio de veículos em São Paulo

Após suspensão de aproximadamente 20 dias do rodízio de veículos em São Paulo, (exceto para caminhões que ainda possuem a restrição) novamente os motoristas precisarão atentar-se aos dias da semana para tirar o seu carro da garagem e circular por determinadas regiões e horários.

Essa questão é válida até mesmo para automóveis que venham de outros municípios. Dessa forma, eles também estarão sujeitos a punição caso transitem pelo Centro Expandido da cidade.

Regras do rodízio de veículos em São Paulo

Dias e horários

O rodízio de carros é válido de segunda a sexta-feira nas principais vias da grande capital. O primeiro horário de restrição nesses dias é das 07h às 10h. Após um intervalo, retorna no segundo horário de pico, das 17h às 20h.

Dia do rodízio de veículos em São Paulo de acordo com final de placa

A proibição de veículos varia de acordo com o dia da semana combinado com o final da placa do automóvel:

  • – Segunda-feira: 1 e 2
  • – Terça-feira: 3 e 4
  • – Quarta-feira: 5 e 6
  • – Quinta-feira: 7 e 8
  • – Sexta-feira: 9 e 0

Vale lembrar que nos feriados o rodízio é suspenso. Em caso de greves que afetem o transporte público e períodos que compreendem o final de um ano e o início de outro, é comum que as autoridades também liberem a circulação de todos os veículos.

Multa por descumprir com a medida

Os motoristas que rodarem com automóveis nos horários de seu rodízio estarão sujeitos à punição. Dessa forma, poderão levar multa de R$ 130,16, além de levar 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Isenção total de rodízio

Por fim, de acordo com uma medida de incentivo feita pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT), vale lembrar que existem determinadas categorias de automóveis isentas do rodízio de veículos, independentemente do dia da semana e final de placa.

Esse é um benefício proporcionado para proprietários de automóveis híbridos ou totalmente elétricos, como Ford Fusion, Nissan Lean, Toyota Prius, entre outros.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *