1. Home
  2. »
  3. Carro
  4. »
  5. Seguro

Se outra pessoa estiver dirigindo o meu carro, o seguro cobre o sinistro?

É muito comum ter dúvidas sobre os tipos de coberturas para veículo. Os  questionamentos são diversos, e podem gerar confusão em relação ao que é coberto de fato ou não. E uma pergunta recorrente quanto a isso é: “o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo o meu carro e algum incidente acontecer?”

Emprestar o carro é bastante normal entre os brasileiros, seja para familiares ou amigos. Mas quando você empresta o automóvel para alguém precisa ter consciência de que algo pode acontecer ao veículo e também à pessoa. 

E o que consta na sua apólice pode ser decisivo nessas situações.

Continue lendo e descubra se o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo o seu carro!

Emprestei meu carro e a pessoa bateu: o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo? 

O termo “outra pessoa” sugere que seja alguém diferente do segurado/contratante do seguro, certo? 

Nesse caso, é preciso entender que há diferentes papéis que a apólice considera em relação a quem dirige o automóvel, quem é proprietário, segurado, condutor principal, entre outros.

Isso significa dizer que cada seguradora pode avaliar de uma forma diferente a situação, já que as regras podem variar conforme cada organização. No entanto, na maioria dos casos, o seguro cobre o motorista eventual que dirigir o seu carro, desde que não esteja na classe de risco.

Nos próximos tópicos, você pode entender melhor os tipos de perfis que são considerados em relação ao contrato do Seguro Auto, como funciona a proteção nesses casos e também se o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo o seu carro.

As diferentes denominações numa apólice de seguros 

Como mencionamos, em uma apólice há diferentes denominações que merecem a sua atenção, pois podem ser representadas no seu seguro:

Segurado 

O segurado é a pessoa que contrata o Seguro Auto. A contratação pode ser diretamente no nome dela ou de uma terceira, como cônjuge ou filho, por exemplo.

Proprietário do carro 

Todo veículo tem o documento oficial em que constam os dados do proprietário. Nesse caso, o proprietário é justamente quem é o dono do carro e tem seus dados informados nessa documentação.

Condutor principal 

O condutor principal é a pessoa que usa com maior frequência o veículo segurado, ou seja, quem o dirige cotidianamente ou pela maior parte do tempo. Inclusive, o valor do seguro é baseado no perfil dessa pessoa e sua usabilidade. 

Condutor eventual

O motorista eventual é aquele que eventualmente dirige o veículo segurado. Ou seja, trata-se de um evento que acontece de vez em quando, mas com certa frequência.

Condutor de risco 

Nesse caso, é a pessoa que tem idade de risco (18 a 25/26 anos). Condutores mais jovens são vistos pela seguradora como mais favoráveis a sinistros por serem recém-habilitados. Desse modo, são definidos como uma “classe de risco”.

Como funciona o seguro nesses casos? 

Para entender melhor se o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo o seu carro é preciso considerar o tipo do plano que você adquiriu. 

Por exemplo: se for um dos mais básicos, pode acontecer de a cobertura não ser estendida a terceiros desse tipo.

O mais importante para garantir a cobertura em situações como essa é sinalizar os condutores eventuais na apólice quando for contratar o seguro. 

E é claro que toda inclusão de recursos no plano altera o valor final da apólice, porém, se houver omissão desse fator, a seguradora pode recusar o sinistro. 

Além disso, caso decida por estender a proteção a outros condutores, há alguns cenários que podem acontecer em grande parte das empresas, como:

  • pode ser preciso especificar na apólice todas as pessoas que dirigem o carro esporadicamente (o seguro pode não cobrir sinistros envolvendo quem estiver fora dela);
  • em outros casos, pode ser que as empresas apenas queiram saber se algum dos motoristas relacionados ao veículo possui idade inferior a 25 anos;
  • É possível também que algumas seguradoras solicitem a relação completa das pessoas que moram com o condutor principal, incluindo as que não dirigem. Embora seja opcional incluí-las na apólice, uma vez que aconteça algo a elas pode ser difícil de conseguir cobertura;
  • caso alguém, que não o segurado, dirija o carro por mais de 15% do tempo, o seguro só irá cobrir se o nome da pessoa constar como condutor adicional.

 

Há outras situações que também podem ocorrer e será necessário que uma análise mais precisa seja feita, de acordo com as orientações/condições gerais da seguradora. 

Não confunda com Seguro APP! 

Agora que entendeu que há casos em que o seguro cobre se outra pessoa estiver dirigindo o seu carro, saiba que a relação de condutores eventuais não pode ser confundida com a proteção de veículos para acidentes a terceiros que sejam passageiros.

Isso porque o Seguro APP é diferente da cobertura que abrange condutores eventuais. 

Embora ambos tratem de danos causados a terceiros, o APP (Acidentes Pessoais de Passageiros) é voltado especificamente para  viajantes do veículo segurado.

Inclusive, trata-se de uma proteção obrigatória em casos de o condutor trabalhar transportando pessoas, como taxistas, Uber, Van escolar ou qualquer locomoção que carregue frequentemente passageiros.

Desse modo, havendo um sinistro envolvendo os demais ocupantes, incluindo o motorista, é possível acionar a seguradora para casos de necessidade de socorro ou em situações mais graves, como morte ou invalidez, total ou parcial. 

Além disso, despesas médicas e hospitalares no atendimento ao passageiro também são cobertas.

Por fim, saiba que o melhor jeito de garantir que o seguro cubra se outra pessoa estiver dirigindo o seu carro e algo acontecer é contratar um plano personalizado às suas necessidades.

Nesse caso, na hora da contratação informe todos os motoristas eventuais que possam dirigir o veículo ocasionalmente.

Outra forma de garantir que o Seguro Auto esteja conforme a suas necessidades é fazendo cotações. Por meio delas, você consegue analisar qual é o melhor plano para você. E é muito fácil, basta acessar o simulador online da Minuto Seguros e cotar gratuitamente!

COTE SEGURO AUTO GRÁTIS

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile