1. Home
  2. »
  3. Residencial

Seguro de casa ou apartamento: qual apólice é mais barata?

Quando você vai mudar de residência, tem uma série de itens para incluir no planejamento: aquisição de móveis, eletrodomésticos, eventualmente reformas e também o seguro de casa ou apartamento. Sim, incluir essa proteção ao seu lar é de extrema importância, independentemente do tipo de imóvel em que você vai morar.

Seja casa ou apartamento, o seguro residencial é essencial para garantir a sua tranquilidade. Por isso, neste texto, vamos falar sobre quais são os benefícios para cada tipo de imóvel, além de falar sobre as diferenças nos valores de cada um. Isso pode ser um fator preponderante para quem está pensando no aluguel, por exemplo. Às vezes, uma mínima diferença pode ser importante para a decisão.

O que é seguro residencial?

Antes de mais nada, é importante reforçar o que é e como funciona o seguro residencial. A resposta pode parecer óbvia para algumas pessoas, mas, para quem ainda não tem familiaridade com o produto, é importante conhecê-lo, além de seus benefícios.

O seguro residencial é a proteção exclusiva para o seu lar e possíveis itens que venham a ser incluídos na apólice. Ele é uma forma de garantir a tranquilidade para você e todos os moradores da residência.

Coberturas básicas do seguro residencial 

As coberturas básicas do seguro de casa ou apartamento são aquelas que fazem parte de toda apólice. Ou seja, é a proteção mínima oferecida e obrigatória de acordo com as diretrizes da SUSEP, o órgão regulador do mercado de seguros. Fazem parte desse grupo as coberturas contra incêndio, queda de raio e explosão.

Coberturas adicionais do seguro para casa ou apartamento 

Já quando falamos de coberturas adicionais, elas são aquelas que podem ser incluídas no seguro residencial de acordo com as necessidades do segurado.

Há diversos tipos de coberturas adicionais para incluir na sua apólice de seguro de casa ou apartamento. Dentre elas estão a cobertura contra roubo e furto, responsabilidade civil familiar, perda de aluguel, danos elétricos, obra de arte, desmoronamento, vendaval, alagamento, danos ao jardim e muitas outras.

Achou interessante? Conheça então  Neste texto você pode ver o que está coberto no seguro residencial convencional e descubra como contratar essa apólice pode ser útil para você.

O que é mais barato: seguro de casa ou apartamento? 

seguro mais barato

Antes de abordarmos a questão, é importante frisar que o seguro residencial, de forma geral, custa um valor bem menor do que a maioria das pessoas imagina. Isso porque o preço dele não chega a ser nem 1% do valor total do imóvel. Portanto, ao ver a proteção que o produto proporciona você vê o quanto vale esse pequeno investimento.

Agora vamos à discussão proposta no início deste conteúdo: afinal, qual deles é o mais barato? Seguro de casa ou apartamento? Neste caso, a resposta é direta: ele sai mais barato para os donos de apartamento. E vamos explicar na sequência alguns motivos para que isso ocorra.

Entre os motivos principais, há de se destacar que o apartamento já conta com uma proteção obrigatória desde que o edifício foi entregue aos moradores adentrarem, que é o seguro condomínio – diferente da proteção residencial, mas obrigatório para quem cuida da administração do prédio.

Por conta disso, é improvável que o segurado vá contratar coberturas que estejam relacionadas, por exemplo, à estrutura do prédio, o que encareceria a apólice. Para citar uma possibilidade: se o síndico contratou uma cobertura contra impactos de veículos, não há necessidade de inserir essa proteção no seu seguro residencial.

Temos que considerar também que os apartamentos são vigiados praticamente 24 horas por dia por um sistema de câmeras do condomínio. Além disso, geralmente os prédios oferecem guarita com porteiros 24 horas, outros moradores circulando frequentemente e outras particularidades que dificultam ações de bandidos.

câmeras de segurança

Estes são alguns dos fatores que contribuem para que o seguro de apartamento seja mais barato que o de casa. Contudo, é importante lembrar que existem vários fatores que vão determinar o valor da apólice, como a região da residência, quantidade de coberturas incluídas no contrato, entre outros fatores.

Contrate o seu seguro residencial

Se você ainda não contratou seguro para sua casa ou apartamento, não perca tempo! Entre em contato com a Minuto Seguros, a maior corretora online do Brasil. Nós trabalhamos com as melhores seguradoras do mercado. Com isso, garantimos uma proposta que seja adequada às suas necessidades.

Para contratar o seu seguro com a Minuto, basta solicitar uma cotação, preenchendo o nosso formulário online clicando no botão abaixo. Se preferir, ligue gratuitamente para o número 0800 773 3000 e fale com um de nossos consultores.

CLIQUE PARA COTAR SEGURO RESIDENCIAL

Ficou com alguma dúvida sobre os fatores envolvidos nos preços do seguro de casa ou apartamento? Mande para a gente por meio dos comentários abaixo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *